Em um cenário de constantes transformações tecnológicas e aumento da competitividade industrial, compreender e aplicar os conceitos da Indústria 4.0 se tornou uma necessidade estratégica para empresas que desejam crescer com inovação, produtividade e sustentabilidade.
Nesse contexto, o conceito Maturidade Tecnológica em Máquinas e Equipamentos surge como uma ferramenta importante para guiar empresas na evolução tecnológica de seus produtos de forma estruturada e eficaz.
Esse conceito, que será amplamente apresentado no Projeto Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0 durante a EXPOMAFE 2025, propõe uma jornada na qual as máquinas e equipamentos podem ser avaliados, adaptados e transformados com base em cinco níveis distintos de maturidade. A proposta é clara: ajudar empresas a entender em que estágio estão, como evoluir e como obter mais valor dos seus ativos.
Neste artigo, vamos explicar como você pode identificar esses níveis, os benefícios dessa prática e de que forma a maturidade tecnológica em máquinas pode ser um verdadeiro catalisador de crescimento e diferenciação para o seu negócio.
A maturidade tecnológica representa o grau de evolução digital e tecnológica de uma empresa, de uma máquina ou de um processo produtivo.
Ao identificar esse nível, é possível entender quais tecnologias já estão presentes, quais ainda podem ser integradas e como elas impactam diretamente na funcionalidade, eficiência, flexibilidade e para facilitar a tomada de decisões dentro da operação industrial.
Utilizando como referência o modelo proposto pela ACATECH, essa jornada é dividida em cinco níveis de maturidade, que se complementam e levam a um caminho de possibilidades para a evolução rumo à Indústria 4.0.
Neste estágio inicial, os equipamentos contam com automação básica, podendo conter controladores programáveis (CLPs), com possibilidade de gerar dados, mas sua coleta ainda é limitada e isolada, sem integração entre sistemas. É o ponto de partida para a transformação digital.
A partir daqui os dados passam a ser coletados automaticamente através de sensores e transmitidos para sistemas externos.
Essa conectividade permite que os gestores tenham visibilidade em tempo real do funcionamento dos equipamentos, embora ainda sem uma análise aprofundada dos dados.
Com visibilidade, já é possível entender por que as coisas estão acontecendo. Agora os sistemas integrados, permitem a geração de relatórios e análises mais avançadas, possibilitando identificar padrões, causas de falhas no processo produtivo e verificar oportunidades de melhoria com mais clareza.
Neste nível, os sistemas conseguem antecipar comportamentos futuros com base em dados históricos e com uso da inteligência artificial. Isso permite prever falhas, agendar com com precisão manutenções e reduzir drasticamente o tempo de parada de máquinas.
Este é o nível mais avançado da maturidade tecnológica considerada em máquinas e equipamentos. Aqui, as máquinas e sistemas são capazes de se adaptar automaticamente a diferentes cenários de produção, demandas e condições operacionais.
Sistemas ciberfísicos que independem de intervenção humana, contam com tecnologias emergentes como inteligência artificial, robótica e armazenamento em nuvem promovendo uma operação ágil, customizável e resiliente.
Realizar uma avaliação precisa das máquinas e dos equipamentos é o primeiro passo para qualquer empresa que deseja evoluir tecnologicamente.
Com base nessa análise, é possível:
Além disso, esse processo facilita um alinhamento entre a área técnica e de gestão, promovendo decisões estratégicas fundamentadas.
A adoção de tecnologias de acordo com os níveis de maturidade proporciona uma série de ganhos estratégicos:
A automação, conectividade e capacidade analítica otimizam os processos, reduzem desperdícios e aumentam a eficiência da operação como um todo.
Com maior visibilidade e transparência, as decisões passam a ser baseadas em fatos e dados concretos, e não mais em suposições.
Ao prever falhas e melhorar o desempenho dos equipamentos, é possível reduzir o consumo de energia, evitar retrabalhos e prolongar a vida útil dos ativos, contribuindo com práticas sustentáveis.
Empresas com alto nível de maturidade tecnológica conseguem responder rapidamente às mudanças de mercado, ajustando sua produção conforme a demanda e garantindo competitividade.
O próprio processo de evolução tecnológica estimula a inovação, seja no desenvolvimento de novos produtos, melhoria de processos ou na criação de novos modelos de negócio.
A evolução em maturidade tecnológica não acontece da noite para o dia, pois é uma jornada estratégica que requer análise, planejamento e investimentos bem direcionados.
Abaixo, destacamos algumas etapas fundamentais para guiar sua empresa rumo aos níveis mais avançados da Indústria 4.0:
Com essas ações, sua empresa estará pronta para alcançar patamares mais altos de maturidade tecnológica em máquinas e competir com mais inteligência e sustentabilidade no mercado atual.
A EXPOMAFE (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial), que acontecerá de 06 a 10 de maio de 2025, será o ponto de encontro para todos que desejam entender como aplicar a maturidade tecnológica no seu negócio.
No estande do Demonstrador da EXPOMAFE 2025 você poderá ver ao vivo os cinco níveis de maturidade tecnológica aplicados a equipamentos reais. Além disso, receberá orientações práticas sobre como evoluir tecnologicamente e aumentar sua competitividade.
Não perca essa oportunidade! Saiba mais sobre a EXPOMAFE 2025 e venha nos visitar no estande F210!