Capacitação para Indústria de Bens de Capital

A ABIMAQ oferece cursos de capacitação profissional, programas de treinamentos voltados à educação continuada, por meio de parceria com instituições renomadas, tais como: ABNT, USP, Instituto Mauá de Tecnologia e Banco do Brasil. 
Temos como objetivo proporcionar novos conhecimentos, obtenção de informações e desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais voltados para a melhoria de produtos, processos e serviços das organizações.

Programa Ciência sem Fronteiras - (CsF) / Pronatec PBM

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.


   Portal Estágios & Empregos
O objetivo do portal é promover a integração dos bolsistas e ex-bolsistas com empresas do setor privado ao listar as vagas de estágios e empregos destinados aos profissionais qualificados já selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras, iniciado em 2011, e que visa a colocação dos melhores estudantes nas melhores universidades e centros de pesquisa no exterior.
A página pretende auxiliar na aproximação do meio empresarial ao ambiente de pesquisa e desenvolvimento e à própria comunidade cientifica e tecnológica, visando otimizar o ambiente de inovação no país e disponibilizar um ensino de qualidade aos estudantes brasileiros.O endereço eletrônico do portal é www.cienciasemfronteiras.gov.br/ee


PRONATEC PBM



Em 2012, a SI/MDIC elaborou, em parceria com a SETEC/MEC, o Projeto Pronatec - Brasil Maior, ou Pronatec-PBM. O principal objetivo é garantir a qualificação e formação profissional para atender às demandas mais urgentes e estratégicas dos setores produtivos nas localidades onde os grandes investimentos estão acontecendo.

O Programa fará uso da infraestrutura dos ofertantes de cursos do Sistema S, dos Institutos Federais e Estaduais de ensino. O único perfil exigido pelo MDIC é que o aluno queira se qualificar nas áreas identificadas como de maior carência no mercado de trabalho nacional.

O Pronatec-PBM facilitará o alinhamento da oferta de cursos técnicos à demanda dos setores produtivos em função de sua real distribuição no território nacional. Outro aspecto importante é que o programa proporcionará maior adequação entre os conteúdos oferecidos e as reais demandas das empresas no mercado de trabalho.

Neste sentido, estamos buscando informações para subsidiar as ações do PRONATEC-PBM que visam garantir a qualificação e formação profissional. Para isso, estamos fazendo um levantamento para identificar as demandas por cursos mais urgentes e estratégicas dos setores produtivos em diferentes localidades.

Preparamos o formulário abaixo para facilitar o fornecimento das informações por parte das empresas. Caso não possa respondê-lo, queira encaminhar para o responsável pelo assunto.
Acesse o formulário no link Levantamento das Demandas de Formação e Qualificação Profissional
Veja o último relatório AQUI

CNPq RHAE Pesquisador na Empresa

O Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE) foi criado em 1987, com gestão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e execução feita pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).O Programa RHAE utiliza um conjunto de modalidades de bolsas de Fomento Tecnológico, especialmente criado para agregar pessoal altamente qualificado em atividades de P&D nas empresas, além de formar e capacitar recursos humanos que atuem em projetos de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento tecnológico.A partir de 1997, o Programa RHAE passou a ser denominado Programa de Capacitação de Recursos Humanos para o Desenvolvimento Tecnológico, e a gestão ficou a cargo do CNPq. Além disto, as ações passaram a ser realizadas por meio de editais regulares. A atribuição de direitos de criações intelectuais originadas a partir dos instrumentos de fomento disponibilizados pelo CNPq estão previstos no Regulamento Normativo RN 013/2008 Últimas Chamadas.

1ª rodada- Inscrições: 25/06/2012 a 24/08/2012
2ª rodada - Inscrições: 29/10/2012 a 28/12/2012
3ª rodada - Inscrições: 18/03/2013 a 17/05/2013

A próxima chamada está prevista para setembro de 2013.




SES - Senior Experten Service

O SES - Senior Experten Service - é um serviço de consultoria voluntária ao alcance de empresários de todo o mundo, representado, no Brasil, pela Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre.Trata-se de uma organização financiada pelo Ministério do Desenvolvimento alemão e apoiada por diversas associações da economia alemã, dentre elas a Câmara de Comércio e Instústria Alemã(DIHK).Desde 1983, já foram realizados mais de 20.000 projetos em cerca de 140 países. Pela Câmara Brasil - Alemanha de Porto Alegre já passaram nos últimos anos mais de 45 técnicos, prestando seus serviços e seus conhecimentos para empresas gaúchas.Os consultores cadastrados no SES são profissionais já aposentados e experientes em suas respectivas áreas, dispostos a passar seus conhecimentos voluntariamente para outras empresas ao redor do mundo. De arte são a executivos, trata-se de pessoas eminentemente práticas. Suas experiências no exterior facilitam sua adaptação às diversas condições de vida e de trabalho.
 As áreas nas quais atuam são as mais diversas, desde metalurgia,indústria química, alimentícia a setor público, concentrando-se, entretanto,principalmente, no assessoramento e manutenção de máquinas e instalações,aperfeiçoamento da qualidade e do design de produtos e introdução de novos processos produtivos. Praticamente 50% das missões feitas são para a áreaindustrial!O SES não visa ao lucro e, portanto, a empresa interessada investe apenas a passagem aérea, os custos locais (hospedagem, alimentação e transporte),uma diária ao consultor e uma taxa administrativa, que varia de acordo com o tamanho e capacidade da empresa.Para maiores informações, acesse o link Consultoria Prática Alemã