Objetivos

Promover a inserção da inovação tecnológica, como fator estratégico necessário para a elevação da competitividade dos produtos, processos e serviços, junto aos empresários do setor de bens de capital.

Suprir as empresas com informações e instrumentos para geração de inovação afim, de desenvolver e/ou aperfeiçoar seus produtos e processos de fabricação e gestão

Estimular o desenvolvimento das atividades inovativas, nas pequenas e médias empresas (PMEs).

Contribuir com a difusão de ferramentas de Tecnologia Industrial(fundamentalmente: Normalização, Avaliação da Conformidade, Metrologia e Propriedade Industrial)

Apontar para a importância da utilização do Sistema da Propriedade Industrial e fornecer condições necessárias para sua adequada aplicação, visando sempre o desenvolvimento tecnológico e inovador das empresas.

Promover o design como estratégia competitiva para o setor de máquinas e equipamentos, tal como, o desenvolvimento de projetos.

Atuar junto aos orgãos de governo, visando elevar a inovação tecnológica em máquinas e equipamentos, à condição de fator estratégico da política econômica e de ciência e tecnologia, do Brasil.

Promover e formalizar parcerias com Universidades e Institutos Tecnológicos e de Pesquisas no Brasil e no exterior, para o desenvolvimento de projetos para atendimento das demandas empresariais.

Promover a interação das indústrias de bens de capital, com Centros de Excelêncianas áreas de metrologia, mecânica de precisão, mecânica fina, eletroeletrônica, metalurgia, mecânica de fluídos, nanotecnologia e outras.

Divulgar o arcabouço legal da Inovação e políticas públicas dos governos: Federal, Estadual e Municipal.

Promover e participar de seminários, workshops e cursos referentes a Tecnologia Industrial e Inovação.

Elaborar e manter atualizado banco de dados com: cadastro de cases de inovação; profissionais; laboratórios; associações; instituições de ensino e PD&I; órgãos públicos; bancos de fomento; blogs, sites e portais; entre outros.

Produzir cartilhas, artigos, periódicos e trabalhos técnicos, através de meios impressos e eletrônicos.

Constituir acervo sobre o tema inovação e tecnologia industrial, elaborado por terceiros, a partir de base eletrônica.

Captar e administrar recursos financeiros, destinados à pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Celebrar convênios, contratos, consórcios e outros acordos equivalentes, com entidades públicas e privadas, do país e do exterior.