voltar Agronegócio inteligente: CPQD faz parceria com AgTech Garage e inaugura núcleo em Piracicaba

Agronegócio inteligente: CPQD faz parceria com AgTech Garage e inaugura núcleo em Piracicaba

O CPQD acaba de inaugurar um núcleo voltado ao agronegócio inteligente dentro de um dos principais hubs de inovação nessa área do país: o AgTech Garage, localizado no Parque Tecnológico de Piracicaba. A criação desse núcleo é o primeiro resultado da parceria firmada pela instituição com esse hub de inovação, que conecta grandes empresas, startups, produtores rurais, investidores e a academia, entre outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do agronegócio brasileiro.

“Nossas iniciativas têm como objetivo desenvolver soluções tecnológicas capazes de promover o aumento da sustentabilidade e da competitividade do setor agro no Brasil”, afirma José Tomé, CEO da AgTech Garage. “Temos vários parceiros de inovação e, certamente, a parceria com o CPQD deverá abrir muitas oportunidades de novos negócios baseados em soluções tecnológicas inovadoras”, acrescenta.

Tomé esclarece que, apesar de estar estrategicamente localizado em Piracicaba – região reconhecida como o Vale do Silício para o agronegócio no Brasil, onde estão importantes empresas, startups e instituições ligadas ao setor -, o AgTech Garage atua em todo o território nacional e possui conexões também fora do país. Entre os diversos parceiros que integram seu ecossistema, menciona empresas como a Bayer, Ourofino Saúde Animal, OCP e Sicredi, chamados de Innovation Partners.

Para o CPQD, a integração a esse ecossistema está alinhada à sua estratégia de inovação aberta e de desenvolvimento de soluções para o agronegócio inteligente. “Um dos objetivos dessa parceria é alavancar novas oportunidades de inovação tecnológica, envolvendo principalmente recursos de Inteligência Artificial, Internet das Coisas,  conectividade, sensoriamento e tecnologias Blockchain”, destaca Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Agronegócio Inteligente do CPQD.

Ele lembra que o AgTech Garage reúne em seu ecossistema mais de 350 startups focadas no agronegócio – conhecidas como agtechs. “A conexão e integração com essas startups, bem como com produtores rurais, cooperativas agrícolas e de crédito e, também, com grandes empresas do setor que integram a rede de parceiros do AgTech Garage, é muito importante para o desenvolvimento de novos projetos do CPQD com foco nas demandas e necessidades desse mercado”, conclui Figueiredo.

Fonte: CPQD