voltar ROADSHOW EMBRAPII

Para aproximar as empresas do setor às tecnologias mais avançadas no Brasil e favorecer novos negócios e cooperação em PD&I, a EMBRAPII e a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) promovem o Roadshow “Inovação na Prática para o setor industrial de artigos e equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos e de laboratórios – EMHO”.

O Road Show percorrerá 14 Unidades EMBRAPII em cinco estados durante o primeiro semestre de 2019: São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. As Unidades paulistas receberam as primeiras reuniões entre os dias 12 e 13 de fevereiro. Os participantes puderam conhecer as instalações do IPT Bio, IPT MAT, Tecnogreen, Eldorado e CPqD. Representantes das instituições IFSC (USP/São Carlos) e INT também apresentaram as competências e habilidades das suas Unidades EMBRAPII durante estes dois dias de visitas.

O setor industrial de saúde é o que mais procura a EMBRAPII para o desenvolvimento de projetos tecnológicos. Das 20 áreas de aplicação de tecnologia da instituição, 11,2% dos projetos são de Pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, equipamentos e tecnologias. O valor investido também impressiona: cerca de R$ 70 milhões foram destinados à inovação na Saúde nos últimos 4 anos.

Projeto desenvolvido pela Unidade EMBRAPII Eletrônica Embarcada, Institutos Lactec, e a empresa D´Express possibilitará que dentistas ofereçam seus serviços em domicílio. Pessoas com doenças como Alzheiner, Parkinsom, AVC, problemas circulatórios, entre outras, podem ser amplamente beneficiadas com esta iniciativa.

Este projeto também se apresenta como alternativa à política pública de saúde para grupos específicos do Brasil como índios, quilombolas e moradores de área rural. Em um projeto-piloto, cerca de 40 pessoas foram atendidas na comunidade indígena Guaviraty, na cidade do Pontal, do interior paranaense.

O diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, e o novo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, se encontraram para debater temas relacionados à inovação, como a importância de aproximar e estreitar as relações do setor produtivo com a Academia. Na ocasião, foram apresentados resultados da EMBRAPII na promoção da Inovação Industrial no Brasil ao longo de seus mais de cinco anos de atuação.

" O apoio da EMBRAPII foi fundamental no estabelecimento das duas parcerias entre o Aché e os centros de pesquisa no Brasil de nível de excelência mundial credenciados à EMBRAPII. A primeira parceria tem como objetivo descobrir novas moléculas a partir da biodiversidade brasileira. A segunda tem como objetivo o desenvolvimento de medicamentos oncológicos inovadores no modelo de inovação aberta. O suporte da EMBRAPII faz muita diferença no financiamento e na gestão profissional dos projetos pelos centros de pesquisa”.


Para mais informações, clique aqui.