voltar Projeto da ABDI vai levar transformação digital para Micro e Pequenas Empresas

Micro e pequenas empresas brasileiras terão apoio e incentivo na transição de seus processos tradicionalmente analógicos para os digitais. O Projeto Jornada Digital, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai oferecer às MPEs o caminho para permitir a essas empresas alinharem as estratégias e objetivos dos seus negócios às boas práticas digitais, por meio do uso adequado de ferramentas e tecnologias digitais, disponíveis no mercado e de baixo custo. 

Para tanto, a ABDI, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai lançar, a partir do dia 22 de fevereiro, a pesquisa “Mapa da Digitalização das MPEs Brasileiras”. O objetivo é entender o nível de digitalização dos pequenos negócios. O mapeamento estará aberto a participações do dia 22/02 a 23/04. As empresas poderão participar por meio do link.

A pesquisa é um autodiagnostico, no qual as MPEs identificarão os pontos fortes e fracos do seu negócio e seu estágio atual em relação à transformação digital.

Jornada digital

Não existe um caminho único nessa jornada rumo à transformação digital. O projeto da ABDI pretende ofertar um passo-a-passo com as soluções que poderão ser adotadas por cada empresa, a depender de seu estágio, especificidades e necessidades próprias. A partir da identificação do estágio em que a empresa está, são apresentadas recomendações adequadas para ajudá-la na estruturação de estratégias de digitalização. 

Além de oferecer um perfil do estágio atual das MPEs diante da digitalização, os resultados do Mapa da Digitalização das MPEs Brasileiras servirão de subsídio para a definição de um grupo de empresas que participará de uma iniciativa piloto da ABDI.

Nas empresas do piloto, a metodologia e o conjunto de ferramentas desenvolvidos para acelerar a maturidade digital das MPEs serão testados e experimentados.  Ao final, espera-se ter ações que possam ser escaladas e utilizadas de forma autônoma por empresas que desejem se inserir no universo digital. 

De acordo com Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital da Agência, “a transformação digital traz diversos benefícios para micro e pequenas empresas, porém o uso de tecnologias digitais por esse público é pouco difundido e muitas empresas ainda desconhecem o potencial estratégico dessa transformação. Para isso, a ABDI está lançando o Jornada Digital. O projeto vai ajudar as empresas não apenas a digitalizarem seus processos mas, sobretudo, a repensarem seus modelos de negócio e sua relação com os clientes”.

Segundo ela, “hoje, a transformação digital não é mais um diferencial competitivo para as micro e pequenas empresas, mas sim um pré-requisito para sua inserção e manutenção no mercado”, complementou. 

Mais sobre o Jornada Digital

O projeto também ofertará às MPEs um catálogo de fornecedores de soluções digitais que poderão ser incorporadas ao longo dos diferentes estágios de sua jornada.  Como muitas MPEs não possuem tempo nem experiência para identificar as soluções digitais disponíveis no mercado que sejam economicamente viáveis e aderentes ao seu estágio ou nível de maturidade digital, o catálogo ajudará a simplificar o processo de busca e aquisição dessas soluções. 

Ainda no âmbito do projeto, as MPEs que desejem adotar essas soluções digitais poderão buscar apoio financeiro e crédito facilitado, por meio do acesso à lista de parceiros financeiros do Jornada Digital.

Para catalisar o uso de soluções e boas práticas digitais que podem beneficiar as MPEs, o projeto possui também como parceiros, além de fornecedores de soluções digitais e instituições financeiras, as associações empresariais, que são capazes de liderar e sensibilizar um número considerável de MPEs em seus ecossistemas. A ideia é simplificar a vida das micro e pequenas empresas ofertando um “atalho” rumo à inclusão na economia digital.