Linhas de crédito / recursos

Incentivos Fiscais
Os incentivos fiscais são um conjunto de instrumentos de apoio a P,D&I para médias e grandes empresas, tais como: incentivos baseados em deduções de IR dos dispêndios realizados em atividades de P&D conduzidos pelas empresas e incentivos que permitem a redução do IPI e sobre equipamentos de uso exclusivo em atividades de P,D&I realizadas no país. Estão previstos ainda, a depreciação e amortização aceleradas para equipamentos de P,D&I e bens intangíveis relacionados e incentivos para despesas realizadas com pesquisas e desenvolvimentos, que resultem em patentes de produtos e processos.Veja mais informações clicando AQUI
Acesse o Simulador de Incentivos Fiscais no Guia Prático de Inovação na Empresa clicando AQUI 

Subvenção econômica
Compreende a concessão de recursos financeiros não reembolsáveis, destinados a empresas que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Uma das oportunidades é o Programa BNDES Fundo Tecnológico - BNDES Funtec. Para saber mais sobre este Programa de Incentivo à Inovação nas empresas brasileiras clique AQUI

Financiamento reembolsável
Crédito concedido a instituições que demonstrem a capacidade de pagamento e condições para desenvolver projetos de P,D&I. Os prazos de carência e amortização assim, com os encargos financeiros, variam de acordo com as características do projeto e da instituição tomadora do crédito.
Uma das oportunidades é o Programa Inova Brasil da FINEP. Para saber mais sobre este Programa de Incentivo à Inovação nas empresas brasileiras clique AQUI
Outra oportunidade é o Programa BNDES Finem - Operações diretas de apoio à inovação. Para saber mais sobre este Programa de Incentivo à Inovação nas empresas brasileiras clique AQUI



Financiamento não reembolsável
Apoio financeiro concedido a instituições públicas ou organizações privadas sem fins lucrativos, para a realização de projeto de pesquisas científica, tecnológica ou de inovação e para a realização de estudos ou de seminários voltados ao intercâmbio e conhecimento, entre pesquisadores.

Bolsas
Modalidade de apoio que oferece a possibilidade de empresas e centros tecnológicos de pesquisas, desenvolverem projetos de P,D&I, com o uso de desenvolvimento e a capacitação no país ou no exterior de recursos humanos em áreas de interesse destas organizações. O leque de recursos humanos, podem incluir: estudantes de cursos tecnológicos, pesquisadores pós graduados e profissionais com inquestionáveis competências técnicas.
Uma das oportunidades são as bolsas oferecidas através do Programa RHAE Pesquisador na Empresa através de chamadas regulares do CNPq. 
Acompanhe as chamada públicas no site do CNPq clicando AQUI 

Operações de Capital de Risco
As operações na área de capital de risco incluem a preparação/capacitação de empresas para uso de capital de risco; o auxílio na convergência de interesses entre capitalistas de risco e empresários empreendedores interessados nesta modalidade de capitalização (venture foruns); a aquisição de valores mobiliários (ações, debêntures conversíveis e bônus de subscrição) emitidos por empresas, de forma direta ou por meio de fundo de capital de risco (venture capital) ou fundos de capital semente (seed money) regulamentados pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Informações adicionais no portal Capital de Risco Brasil.