ABIMAQ INOVA


                                  ABIMAQ INOVA 2015 - 8ª EDIÇÃO
 

Foi realizado no dia 26 de novembro o evento ABIMAQ Inova – EMBRAPII “Soluções para Inovar”. Este ano, além das palestras, a ABIMAQ | IPDMAQ organizaram uma feira de negociação, que contou com grandes empresas. O objetivo foi apresentar e discutir soluções e tendências tecnológicas, sistemas de apoio à inovação e cases de sucesso, visando contribuir e aumentar os investimentos em processos P&D (pesquisa e desenvolvimento).


                                            ABIMAQ  INOVA 2014 - 7ª EDIÇÃO
 
Aconteceu no dia 02 de Dezembro na Sede da ABIMAQ em São Paulo,  a 7ª Edição do ABIMAQ INOVA  com o tema “INDUSTRIA DO FUTURO” – BK Inteligente.  Os pontos discutidos foram os Sistemas Flexíveis de Produção, Manufatura Aditiva e Fabrica Digital, além de discutir financiamentos à inovação, tais como  ABDI, SEBRAE, FINEP, BNDES, DESENVOLVE SP, CNI, MDIC, SIEMENS, FESTO, CCM / ITA, KUKA ROBOTER BRASIL, GE.

   
 - Para conferir as fotos do evento, CLIQUE AQUI
 - Para visualizar apresentações dos palestrantes CLIQUE AQUI

                                            ABIMAQ  INOVA 2013 - 6ª EDIÇÃO
  A sexta edição do ABIMAQ INOVA, que foi realizado na Sede de São Paulo e organizado pela IPDMAQ e ABIMAQ no dia 28 de novembro, trouxe como tema ‘’O Design como Diferencial Competitivo’. O evento contou com apoio da ApexBrasil e apresentou palestras e cases de sucesso mostrando a importância do olhar criativo do design na competitividade da indústria de bens de capital. O evento também contou com os patrocínios de Stratasys LWT, SAP e SENAI.  

                                           ABIMAQ  INOVA 2012 - 5ª EDIÇÃO
   O evento ABIMAQ Inova 5ª Edição – Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica, foi realizado na Sede da ABIMAQ em São Paulo, no dia 28 de novembro de 2012 e apresentou a importância da Inovação para os negócios apresentando estudos e cases de sucesso para o setor da Indústria de Bens de Capital. Este ano, o evento contou com patrocínio do SENAI e da ABDI.




ABIMAQ INOVA

ABIMAQ INOVA 2011 - 4ª EDIÇÃO

A 4ª edição do ABIMAQ Inova apresentou a importância da Inovação para a setor de bens de capital, apresentando estudos e cases de sucesso, com foco na Energia - essência das economias modernas, e componente básico do crescimento econômico - visando a construção de uma agenda de tecnologia para a política industrial do País.
A palestra de abertura ficou a cargo de Sérgio Abranches, com o título: “Sustentabilidade e Inovação: os desafios do século 21”.
Contou também, com a apresentação, do estudo sobre “As Perspectivas para o Desenvolvimento Tecnológico Setorial: Indústria de Bens de Capital para Energia Renovável”, com os professores David Kupfer do Instituto de Economia da UFRJ; Ricardo Naveiro, Escola Politécnica UFRJ e Rodrigo Sabbatini, NEIT – Instituto de Economia UNICAMP.

Grandes empresas tais como, DEDINI, IMPSA, TECNOMETAL, VOITH HYDRO, WEG, WOBBEN participaram da exposição de cases sobre energias renováveis e as empresas FMC TECHNOLOGIES, SISTEMAS DE FLUXO BRASIL, TenarisConfab, participaram de cases sobre óleo e gás.
Este painel contou, ainda, com a participação Alberto Machado Neto, do Instituto Brasileiro de Petróleo – IBP . Contamos com a presença de 116 pessoas, no auditório da Abimaq e com a participação via web de empresas de vários lugares do Brasil e exterior. Foram registrados 69 (sessenta e nove) visitas, em 3 (três) países diferentes e 10 (dez) cidades brasileiras em 8 (oito) horas de transmissão. 


ABIMAQ INOVA 2010 - 3ª EDIÇÃO

O Abimaq Inova 2010 teve como foco promover a sensibilização, conscientização e a mobilização de empresas do segmento de bens de capital, tal como, seus dirigentes e equipe técnica, para a importância da inovação como instrumento de crescimento sustentável e de competitividade.

Esta edição mobilizou 668 representantes da indústria de máquinas e equipamentos para os eventos técnicos. Desses, 414 (61,9%) participaram presencialmente e 254 (38%) participaram à distância. Nos casos presenciais, todos os seminários tiveram uma freqüência acima de dez representantes; o seminário regional de Porto Alegre/ RS contou com a maior freqüência (66 representantes). O Seminário Nacional contou com a presença de 107 representantes e o workshop contou com a presença de 94 representantes.

Nas participações à distância - por meio de um hot site - o Seminário Nacional contou com 160 visitas oriundas de cinco países e trinta e quatro cidades/ regiões.


ABIMAQ INOVA 2009 - 2ª EDIÇÃO

A edição do Abimaq Inova 2009, tinha como propósito disseminar e validar os Instrumentos de Apoio à Inovação: Financiamentos, Subvenção Econômica, Incentivos Fiscais, Pesquisadores nas Empresas
Realizada no dia 21 de outubro de 2009, na sede da ABIMAQ, em São Paulo, contamos com a presença de 249 pessoas, na sua maioria, empresários e executivos de empresas do Setor de Máquinas e Equipamentos de várias localidades, entre elas: Brasília (DF); São Paulo: Grande São Paulo, Américo Brasiliense, Américo de Campos, Amparo, Araraquara, Areiópolis, Artur Nogueira, Baguaçu, Bananal, Boituva, Campinas, Cerquilho, Cruzeiro, Jundiaí São José dos Campos; Paraná: Londrina, Açungui do Maio, Luiz Costa; Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Duque de Caxias; Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Água Santa; Minas Gerais: Belo Horizonte, Alfenas, Alvinópolis, Varginha; Ceará: Fortaleza, Araçoiaba 

A participação via Internet foi de 351 (trezentos e cinqüenta e uma) pessoas, sendo 6 (seis) de outros países (Estados Unidos, Canadá, Argentina, Finlândia e Dinamarca), acompanharam o evento pela web. Grupos de até 20 pessoas foram formados na empresas, para assistirem ao evento. 
O evento foi dividido em Módulos, de acordo, com a modalidade de instrumentos de apoio à inovação: Financiamentos, Incentivos fiscais, Subvenção entre outros. A mediação ficou a cargo de Waldez Ludwig


ABIMAQ INOVA 2008 - 1ª EDIÇÃO

A primeira edição do evento, contemplou o relato de empresários, sobre o estagio e maturidade das empresas em inovação.
Com a presença de 234 pessoas, entre empresários e executivos de empresas do Setor de Máquinas e Equipamentos e mais 150 via Web, o evento contou com 4 módulos onde empresários relataram seus caminhos para a Inovação com a intermediação e a dinâmica do mágico Marcos Zanqueta.